Dez habilidades que faltam no mercado de trabalho.
08/08/2012 15:03
É a hora de muitos profissionais terem a sua chance!
https://www.portaleducacao.com.br/idiomas/noticias/56196/as-dez-habilidades-em-falta-no-mercado-de-trabalho?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=38162933&utm_campaign=Top%2010%20-%20idiomas%20-%20050&utm_term=__.qbv.nm.lsl.w.yt.r3bo.bk.mw.aj.mf.f.g.zh.n.wak.v.g.z
Temos profissionais que tem o potencial de adquirir as habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho com determinação elas podem ser alcançadas! O link mostra quais são essas dez habilidades que faltam e o digestão mostra onde encontrar a solução! Essa seção será dividida em três artigos com algumas das habilidades e onde o profissional pode encontrar ferramentas que o ajudem a desenvolvê-las. Nesse artigos falaremos sobre Línguas, Comunicação, Gerenciamento de equipe e liderança e Organização.
Línguas: Para os mais habilidosos existem hoje diversas maneiras de aprender conversando em redes sociais com nativos, através de sites como o www.portaleducacao.com.br ; www.englishtown.com.br ; e até pagar pela operadora de telefone fixo ( oi inglês), além claro do método tradicional através dos muitos cursos disponíveis.
Cominicação: segundo o site " como fazer tudo " eis a dica:
-
Escute. Escuta ativa é uma das mais importantes habilidades de comunicação que você pode adquirir. Escutando atentamente e não permitindo que sua mente viaje durante reuniões e discussões com colegas de trabalho, você pode assegurar que você está retendo a importante informação que está sendo discutida. Faça anotações durante as reuniões e faça perguntas pertinentes sobre o assunto em questão – repetir o que o orador diz ajudará a manter a informação no seu cérebro.
-
Aceite críticas construtivas. Tomar uma postura defensiva não é a maneira correta para se comunicar no local de trabalho. Se alguém oferece a você alguma crítica construtiva, fale com ele sobre como melhorar as coisas. Quando criticar os outros, faça isso de modo profissional.
-
Esteja atento a sua linguagem corporal. Sua linguagem corporal se comunica antes mesmo que você abra sua boca para falar – na verdade, sua linguagem corporal normalmente diz mais sobre você do que as palavras que você usa! Evite cruzar seus braços, que pode indicar aborrecimento, e tente manter contato visual quando tiver uma discussão de negócios. Bocejar, se mexer e girar seus olhos não impressionará seus colegas de trabalho – ou seu chefe.
-
Atenda ao telefone. Ficar disponível é uma parte importante de manter comunicação eficaz. Se você não está em sua mesa de trabalho, tente atender ao telefone. Verifique suas mensagens de voz freqüentemente e responda em tempo. Lembre-se que outros estão confiando em você para fazer seu trabalho, então, responder rapidamente as mensagens é extremamente importante.
-
Use o e-mail corretamente. Suas habilidades de email podem ajudar a melhorar ou piorar sua comunicação nos negócios. Já que e-mails podem ser mal interpretados (você não pode ouvir o tom do remetente como em uma conversa), é imperativo que você escreva-os cuidadosamente. Além disso, verifique por erros de digitação e releia o email para si mesmo antes de enviá-lo. Seja cuidadoso sobre quem você endereça os emails – certifique-se que você está enviando comunicados do trabalho somente para pessoas que precisam ser incluídas. Também, seja cuidadoso com cópias ‘cegas’ (bcc) nos emails – esta prática, de copiar alguém num e-mail sem o conhecimento dos outros destinatários, deve ser reservada para situações únicas.
-
Pratique habilidades de escrita eficaz. Suas habilidades de escrita são umas das suas mais importantes habilidades de comunicação. Se você tem problemas nessa área, melhore sua escrita tendo aulas de inglês ou de escrita para negócios. Sempre verifique erros de digitação antes de enviar qualquer comunicado escrito. Se for um memorando ou apresentação importante, peça para um colega lê-lo, para se certificar que a mensagem está clara.
-
Fale com confiança. Se você precisa dar uma apresentação formal, certifique-se que você está confiante e tenha um conhecimento profundo – qualquer nervosismo irá aparecer. Muitas pessoas têm medo de falar em público – se isto é um problema para você, considere fazer aulas de oratória. Quando der uma apresentação, pratique de antemão em frente a um amigo ou colega de trabalho. Certifique-se que você está armado com notas detalhadas e pratique seu discurso até tê-lo memorizado. Contribuições visuais, como uma apresentação no PowerPoint, podem ajudá-lo. Permita à sua audiência fazer perguntas no final e certifique-se que todo mundo entenda o que você diz.
Gerenciamento de equipe e liderança: Um problema de maturidade que a técnica pode suprir com cursos de MBA em Gestão de Pessoas, cursos como o 'Curso de Liderança' do Portal Educação com carga horária de 80 horas apenas, podendo ser pago em até três vezes no cartão de crédito. Alguns bons livros sobre gestão também dão resultado.
Organização: Hoje há varias ferramentas que nos orientam e ajudam nesse item a dica aqui é o e-book Organização Pessoal e Agenda (https://www.lojaoz.com.br/ch/prod/339554/e-book-organizacao-pessoal-e-agenda.aspx) muito interessante.
—————
Voltar